
07 out Matriz 9 Box: um instrumento para desenvolver time de alto potencial
A avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para entender a performance dos colaboradores de uma empresa. Muitas empresas têm utilizado a Matriz 9 Box para avaliar a performance dos seus profissionais e pode ser usada em tomadas de decisão em relação a bonificações, promoções, remanejamentos, treinamentos e até demissões.
Sabia que essa metodologia foi desenvolvida com outro propósito? Ela surgiu nos Estados Unidos durante a década de 80, para analisar a viabilidade e o possível retorno de investimentos na Bolsa de Valores.
Contudo, por ser uma ferramenta prática e adaptável, pode ser utilizada em diferentes segmentos de negócios e setores corporativos. E foi assim que a Matriz 9 Box começou a ser aprimorada e explorada por profissionais de Gestão de Pessoas.
Com a metodologia 9 Box, é possível visualizar o potencial de cada profissional e em quais atividades ele pode se destacar. São dois eixos, cada um dividido em três intensidades, formando 9 possibilidades de posicionar o colaborador, de acordo com seus níveis de desempenho e potencial.
Estes eixos formam uma matriz didática, que engloba âncoras motivacionais, grau de adequação, velocidade de aprendizagem e gestão de negócios e pessoas. A metodologia tem foco na análise do potencial de desenvolvimento dos colaboradores, sendo possível não só analisar o cenário atual, mas também traçar planos para o futuro.
Para que a Matriz 9 Box ofereça consistência na avaliação de equipes, deve haver a preocupação em definir previamente o que indica cada uma das posições da grade de maneira transparente e organizada. Desta maneira, a incidência de erros ou reposicionamentos diminui consideravelmente.
Com a Matriz 9 Box, a avaliação de desempenho fica mais completa, com uma visão ampla da capacidade produtiva de cada pessoa. Isso porque o próprio colaborador tem a chance de visualizar sua performance e saber o que pode e deve ser melhorado. Assim, o uso da 9 Box possibilita um melhor aproveitamento das habilidades e competências, favorecendo os resultados da empresa.
Cada vez mais estratégica em sua atuação, a equipe de RH amplia e aprimora o conhecimento sobre o perfil de cada colaborador, ajudando a formar times de alta performance — afinal, quanto mais uma equipe está alinhada à cultura organizacional e objetivos do negócio, melhores serão os resultados.
Além disso, o RH pode fundamentar seu trabalho em informações reais, ajudando os gestores e times a enxergarem melhorias de curto, médio e longo prazo. Assim, empresa, liderança e colaboradores assumem, juntos, o compromisso de investir no desenvolvimento de habilidades e competências.
Como vimos, aplicar a 9 Box na empresa vai muito além de complementar a avaliação de desempenho para identificar pontos de melhoria. Ela é um verdadeiro instrumento de criação de estratégias de identificação, valorização e retenção de talentos.
Nós aqui da Asterisco Educação somos especialistas em desenvolver projetos sob medida para treinamentos e capacitações empresariais para desenvolver competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. Conheça nossas soluções educacionais clicando aqui.