06 jul Qual é o papel da sua organização na construção da equidade racial?
Equidade Racial
Já observou se o quadro de funcionários da sua empresa reflete a diversidade racial brasileira? Caso sua empresa ainda esteja engatinhando no campo da equidade racial, existem alguns pontos que você precisa saber para transformar essa realidade.
A equidade racial é uma luta de todos os povos historicamente oprimidos: negros, indígenas, asiáticos, judeus e tantos outros que, em algum momento da história, tiveram seus direitos negados e sua cultura apagada.
No caso do Brasil, os mais de 300 anos de escravidão deixaram marcas e contradições gritantes em toda a estrutura social. Embora negras e negros sejam 56% da população brasileira (IBGE), eles representam:
- 62% das crianças entre 7 e 14 anos fora da escola (Unicef);
- Apenas 38% dos alunos matriculados no ensino superior (IBGE);
- Apenas 29% dos cargos de gerência nas empresas brasileiras (Caged).
Esses números precisam mudar. Como profissional de uma grande organização, saiba que você pode, sim, contribuir para essa causa. Ao promover políticas de diversidade e inclusão, você aumenta o engajamento dos seus colaboradores e inspira a confiança e a admiração dos clientes e consumidores, que se sentirão mais representados. Se você ainda tem algum receio, entenda que essas políticas apenas trazem benefícios para as empresas:
- Um estudo conduzido pela consultoria McKinsey com mais de 300 organizações ao redor do mundo mostrou que as empresas que adotam políticas de diversidade racial possuem um retorno financeiro 35% maior do que a média do mercado em suas áreas de atuação.
- Outro relatório, dessa vez do Boston Consulting Group, aponta que o faturamento das empresas inclusivas é, em média, 19% maior devido às inovações proporcionadas pela diversidade no quadro de funcionários.
Ao abrir sua organização para a diversidade racial, ela passará a desenvolver produtos e serviços mais assertivos, que entendem e se comunicam diretamente com um mercado amplo e muitas vezes negligenciado. Como já dissemos, 56% da população brasileira é formada por negras e negros, e isso se reflete no mercado consumidor. Não é possível deixar de lado uma parcela tão importante da população.
Incluir para combater o racismo
Atualmente, não ser racista é insuficiente. É preciso combater ativamente o racismo, ser antirracista. A escravidão no Brasil foi abolida há mais de 130 anos, mas a discriminação continua viva no tecido da sociedade. Se não direcionarmos nossos esforços, essa realidade nunca irá mudar.
Você e sua empresa podem fazer a diferença ao abrir oportunidades a profissionais negros, ao conduzi-los aos cargos de liderança. Porém, uma etapa muito importante desse processo é a conscientização da sua equipe. Não basta ter um ambiente diverso, é preciso que ele também seja inclusivo.
O que isso quer dizer? Mesmo que sua empresa invista na diversidade na hora de contratar e promover colaboradores, ela não será inclusiva se o ambiente de trabalho for hostil ou estiver despreparado para receber essa mudança. Em um ambiente inclusivo, todos devem ter voz e ser respeitados. Por isso, a integração deve passar pela conscientização de todos os colaboradores da sua organização. Respeitar a pele, o cabelo, a cultura e a ancestralidade das pessoas negras, bem como reconhecer a opressão que sofreram ao longo de toda a história do nosso país, é o primeiro passo para cultivar um ambiente inclusivo e antirracista.
Leve a conscientização para o seu ambiente de trabalho. Ao disseminar esse tema entre seus colaboradores, você estará fortalecendo a imagem e a reputação da sua empresa, ao passo que contribui para uma transformação social.