Podcast: uma poderosa ferramenta de educação

Podcast: uma poderosa ferramenta de educação

Versatilidade dos conteúdos em áudio pode contribuir para o ensino.

O podcast é um material entregue em formato de áudio, muito semelhante às rádios, por exemplo. Ao contrário da mídia radiofônica, que perdeu um certo espaço com a internet e as redes sociais, o hábito de produzir e consumir podcasts faz o caminho inverso e tem se tornado cada vez mais popular. Anteriormente, a única forma de consumir esse material era entrando nos sites dos produtores de conteúdo. Entretanto, em 2018, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) apontou que 50% dos respondentes ouviam podcasts diariamente. Isso se deve à abertura de plataformas como o Deezer e o Spotify, a partir de 2017, para a veiculação desse formato, à facilidade e ao baixo custo de produção e disponibilização.

Por ser um formato em crescimento, é possível adaptá-lo às necessidades educacionais. Mas como fazer e quais as vantagens disso? Confira abaixo:

Oralidade

Uma grande vantagem dos podcasts em relação aos textos é o fato de ser um formato falado. Isso garante a transmissão de informações por meio da entonação e do ritmo que são perdidas quando o conteúdo se encontra em texto. Imagine um treinamento de vendas, em que os alunos devem aprender sobre argumentação. Seria mais efetivo um script de vendas em texto ou um podcast simulando uma negociação, com os narradores expressando assertividade, dúvida e dando à simulação o ritmo natural de um diálogo?

Leveza

Podcasts ajudam a quebrar grandes blocos de texto, removendo o peso da leitura excessiva. A escuta é uma habilidade relativamente passiva, o que garante um momento de respiro ao colaborador que está fazendo o treinamento. Também vale destacar que a cadência da narração pode ajudar na compreensão de frases e conceitos mais complexos.

Imersão

Nem só de palavras se faz um podcast. A sonoplastia é um elemento importante, pois pode trazer sons de ambiente para enriquecer a experiência auditiva. Imagine um podcast sobre atendimento ao cliente; em um dado momento, há uma simulação de diálogo entre atendente e cliente. A cena pode ser enriquecida com sons de telefone, com o barulho das teclas no computador, ruído de conversas e outros elementos que remetam a um cenário real.

Diversidade

Há diversos formatos de conteúdo que podem ser concebidos em áudio. Entrevistas, narração, reportagens, diálogos, explanações… As possibilidades são infinitas, tudo depende da necessidade da sua organização e da sua criatividade!

 

Essas são apenas algumas das vantagens do uso de podcasts na educação.

E você, no mercado corporativo, tem feito uso deste maravilhoso formato?