Por que você precisa do PDI para apoiar o desenvolvimento profissional?

Por que você precisa do PDI para apoiar o desenvolvimento profissional?

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta poderosa para desenvolver a equipe da sua empresa e mostrar o compromisso com o desenvolvimento deles. Ao dar à equipe oportunidades de aprender e crescer, eles ganham domínio vital de responsabilidades e se preparam para mudanças no ambiente de trabalho.

Os funcionários obtêm uma sensação de empoderamento e importância do seu próprio desenvolvimento, o que, por sua vez, leva ao aumento da produtividade e qualidade, aumento da retenção de talentos e satisfação dos clientes.

 

Importância do PDI

O PDI é uma estratégia importante para a empresa acompanhar o potencial e desempenho das pessoas. Nesse sentido, além de atender aos interesses da empresa por resultados mais atrativos, também estará alinhado com os objetivos dos funcionários, suas metas pessoais e as metas que eles desejam alcançar dentro da organização.

Útil tanto para jovens profissionais quanto para gerentes e executivos experientes, o PDI oferece a capacidade de olhar objetivamente para a carreira atual e planejar o futuro. Pense no PDI como uma revisão anual dos próprios talentos existentes que cada um pode usar para alcançar objetivos de carreira de curto e longo prazo. Quando bem escrito, o PDI pode ajudar a melhorar desempenho, aprimorar competências profissionais e desenvolver gaps.

 

Planejamento para o PDI

O PDI começa com uma conversa anual dos funcionários com os líderes que é transformada em um plano de ação de etapas realistas que eles podem tomar para ajudar a desenvolver uma habilidade desejada, usar melhor seus próprios talentos existentes ou se prepararem para uma meta de carreira.

Os funcionários trabalharão com os líderes para avaliar as áreas com maior potencial de retorno para eles e para a organização, no curto e no longo prazo. Desta forma, eles e a empresa podem ter sucesso juntos.

Esse plano complementa o processo anual de gestão de desempenho e incentiva os profissionais a investirem no seu trabalho e em si próprios, contribuindo para uma maior satisfação no trabalho. Um PDI bem-sucedido pode ser encontrado na interseção de três elementos-chave: necessidades organizacionais, paixão e competência.

elementos do pdi

Para garantir que cada objetivo e estratégia seja alcançável e realista, também deve-se incluir o tempo esperado para conclusão, bem como o custo de cada atividade, que pode ser tangível (custo de um treinamento, custo de viagem, tempo dedicado etc.) ou intangível (custo de oportunidade de escolher esta atividade em detrimento de outra etc.).

Também deve-se considerar mudanças na tecnologia, novas atribuições, necessidades futuras de pessoal, mudanças no serviço e muito mais.

Quando o PDI está inserido no contexto organizacional, ele tem a capacidade de alinhar demandas específicas da empresa com as possibilidades de evolução dos profissionais. Assim, o setor de Recursos Humanos ou a liderança da área devem conhecer a fundo as necessidades da organização e o perfil dos seus funcionários.

 

5W2H: ferramenta para elaboração de PDI

Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas na elaboração de um PDI. Para ajudar a construir um plano de modo eficiente, é possível recorrer à 5W2H. O método consiste, basicamente, em montar uma lista com perguntas e respostas sobre determinado objetivo, com foco em uma meta específica.

 

5W What? O que será feito? ação, etapas, descrição
Why? Por que será feito? justificativa, motivo
Where? Onde será feito? local
When? Quando será feito? tempo, datas, prazos
Who? Por quem será feito? responsabilidade pela ação
2H How? Como será feito? método, processo
How much? Quanto custará fazer? custo ou gastos envolvidos

 

A partir daí, são elaboradas as estratégias, são determinadas as ações e é previsto o quanto elas vão demandar de recursos. Ao utilizar as técnicas do planejamento 5W2H, fica mais fácil definir tudo o que precisa ser feito para que o PDI tenha sucesso.

 

Implantação do PDI

O passo final é agir de acordo com o plano. Depois de ter um PDI, os profissionais precisam implementá-lo. Para fazer isso, devem se certificar de manter o plano à frente o tempo todo e riscarem os itens à medida que os realiza. Isso ajudará a acompanhar o progresso e fazer os ajustes necessários.

Os líderes têm um papel ativo no acompanhamento dos PDIs da equipe, ajudando a garantir os recursos e as oportunidades de que cada membro precisa para progredir na carreira. É importante que os funcionários saibam que os líderes estão lá para apoiar, incentivar, impulsionar o desenvolvimento e mostrar possibilidades.

Bom, o PDI é um método e uma ferramenta que deve estar presente no planejamento de qualquer empresa de sucesso. Portanto, não deixe de adotar o PDI em seu RH e, especialmente, comece a olhar com mais carinho para as vantagens da qualificação dos seus profissionais. E, com tantas vantagens em adotar o PDI na sua empresa, você deve estar se perguntando: como implementar esse plano? A gente te ajuda!