Outubro Rosa: Como sua Organização Pode Ajudar a Combater o Câncer de Mama?

Outubro Rosa: Como sua Organização Pode Ajudar a Combater o Câncer de Mama?

Estamos em outubro e, com a chegada desse mês, precisamos conversar sobre uma campanha de relevância global.

O Outubro Rosa surgiu na década de 1980 com o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha ganhou força nos anos 1990 graças às ações da Fundação Susan G. Komen e rapidamente se espalhou pelo mundo. No Brasil, outubro foi oficializado como mês de conscientização sobre o câncer de mama pela Lei n.°13.733 de 2018.

Todos os anos, o Outubro Rosa mobiliza governos, empresas e sociedade por meio de campanhas publicitárias, ações educacionais, eventos esportivos, discussões e muitas outras atividades. Já parou para pensar em como a sua organização tem agido diante desse tema e de que forma você pode levar a conscientização para seus colaboradores?

 

Por que é importante falar sobre esse tema?

A prevenção ao câncer de mama recebe bastante atenção, será que não devemos nos preocupar com outras questões de saúde também? De fato, existem outras doenças e condições de saúde que merecem a nossa atenção; entretanto, devemos ter um olhar especial para o câncer de mama por inúmeros motivos:

  • Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em 2020, foram estimados mais de 2 milhões de casos novos em todo o mundo.
  • É considerado o tipo de câncer mais letal entre as mulheres: em 2020, foram estimados mais de 600 mil óbitos pela doença.
  • O câncer de mama tem 95% de chance de ser curado nos estágios iniciais da doença, daí a importância do diagnóstico precoce.
  • Ele pode ser diagnosticado pelo autoexame, mas isso não é o bastante. É necessário criar uma cultura de acompanhamento médico para que o número de óbitos pela doença realmente diminua.

 

Percebe a importância da abertura de consciência e do incentivo ao acompanhamento médico? Com o empenho de todos, podemos auxiliar na detecção da doença nos estágios iniciais e aumentar as chances de sobrevivência das vítimas.

 

Qual é a relevância dessa campanha para o ambiente corporativo?

Essa pode parecer uma questão óbvia, mas não custa relembrar: o capital humano é um dos ativos mais importantes de qualquer organização, e assegurar o bem-estar dos colaboradores é uma missão da equipe de recursos humanos. O câncer de mama pode afetar tanto os colaboradores da organização, afetando diretamente sua saúde, quanto seus parentes, cônjuges e outras pessoas queridas, causando preocupações e tristeza.

Além disso, algumas ocupações estão diretamente ligadas a fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão mais expostas a agentes cancerígenos as mulheres que trabalham com:

 

  • Radiologia, raios-x e gama.
  • Produção e aplicação de agrotóxicos.
  • Trabalho noturno.
  • Ambientes expostos à fumaça de cigarro.

 

Tendo em vista todos esses pontos, fica evidente como essa é uma causa fundamental no ambiente de trabalho. Se você atua na área de Recursos Humanos, você tem a oportunidade de ser o agente de conscientização na sua empresa.

A Asterisco Educação gostaria de ser sua parceira nessa missão tão importante. Conteúdos leves, pensados para informar e sensibilizar os colaboradores da sua organização a respeito dessas campanhas globais de saúde. Entre em contato conosco e juntos levaremos essa cultura para sua organização!