01 nov Novembro Azul: Derrubando Preconceitos e Salvando Vidas
Novembro chegou e não poderíamos deixar de falar de uma campanha que envolve governos e empresas de todo o mundo: o Novembro Azul.
O Novembro Azul é uma campanha global que tem o intuito de chamar a atenção para a saúde masculina, muitas vezes negligenciada por preconceito e ignorância. O foco da campanha é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Ela teve início nos anos 1990, quando foi criado nos EUA o mês nacional da saúde da próstata, em novembro. Pouco tempo depois, na Austrália, surgiu o Movember, movimento no qual homens deixaram seus bigodes crescer como forma de dar visibilidade e conscientizar a sociedade aos problemas de saúde masculinos.
Embora seja um pouco menos conhecida do que o Outubro Rosa, isto é, sua contraparte feminina, a campanha Novembro Azul reúne diferentes partes da sociedade para trabalharem juntos e fazerem a diferença. Isso inclui peças publicitárias e de comunicação, debates, atividades educacionais e culturais, etc. Você pensa em como sua organização tem agido sobre esse assunto e como pode garantir que seus funcionários estejam cientes dessa causa?
Motivos para abordar essa questão não faltam:
- Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens brasileiros.
- Esta doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos.
- Em 2022, a estimativa foi de mais de 70 mil novos casos no Brasil.
- De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre de câncer de próstata a cada 38 minutos no Brasil.
- A detecção precoce do câncer de próstata aumenta as chances de sucesso no tratamento.
Esses dados mostram que uma sensibilização para esse tema pode fazer a diferença na vida de quem tem a doença e não sabe ou na vida daqueles cujos familiares, amigos e pessoas próximas possuem algum fator de risco.
Por que as empresas devem participar dessa causa?
Assim como comentamos no nosso artigo a respeito do Outubro Rosa, o capital humano é um dos ativos mais importantes de uma organização. Se você atua na área de recursos humanos, sabe como é importante assegurar o bem-estar dos colaboradores.
Mesmo que o quadro de colaboradores da sua empresa seja composto majoritariamente por mulheres, ainda assim vale a pena levar essa campanha para sua equipe, pois ela poderá compartilhar e conscientizar familiares, amigos e outras pessoas próximas, aumentando as possibilidades de um diagnóstico precoce da doença e prevenindo óbitos.
Uma das grandes dificuldades no combate ao câncer de próstata é o preconceito, especificamente em relação ao exame de toque, que é um exame rápido e indolor. É por isso que é fundamental trazer a público dados e informações a respeito de sintomas, fatores de risco, métodos de detecção e tratamento, para desmistificar essa doença e mostrar que é possível curá-la.
A Asterisco Educação gostaria de ser sua parceira nessa missão tão importante. Conteúdos leves, pensados para informar e sensibilizar os colaboradores da sua organização a respeito dessas campanhas globais de saúde. Entre em contato conosco e juntos levaremos essa cultura para sua organização!