Aprendizagem significativa: educando para além da memorização

Aprendizagem significativa: educando para além da memorização

Um dos maiores desafios da educação, de todos os níveis e em todas as partes do mundo, é promover uma aprendizagem profunda, de modo que os alunos compreendam o sentido daquilo que estão estudando em vez de decorar frases e esquemas para passar em uma prova.

No entanto, tradicionalmente, nosso modelo de educação é composto pela figura de um professor que transmite conteúdo a um receptor (o aluno). Este, por sua vez, deverá reproduzir o que lhe foi ensinado em uma avaliação.  Esse modo de aprender com base na memorização, muitas vezes referido como aprendizagem mecânica, é foco de críticas de diversas correntes pedagógicas que buscam mitigar seus resultados negativos. Uma dessas correntes surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos. 

 

Aprendizagem significativa x aprendizagem mecânica

David Ausubel, professor de psicologia na Universidade de Columbia, trouxe nos anos 60 uma teoria capaz de desafiar a aprendizagem mecânica: segundo ele, os estudantes só aprendem de fato quando novos conhecimentos são “ancorados” a conhecimentos prévios. Em termos mais técnicos, o objetivo da aprendizagem significativa é relacionar novos conhecimentos a conceitos subsunçores (do verbo subsumir, isto é, inserir algo em um contexto mais amplo); desta forma, os estudantes são capazes não apenas de memorizar, mas de realizar comparações e associações entre os conceitos. 

Para que isso seja possível, é necessário ter uma noção do conhecimento que cada estudante carrega consigo e entender que haverá diferenças entre cada indivíduo. O processo de aprendizagem significativa gera um conhecimento único para cada pessoa, pois depende das ideias já estabelecidas na mente dos alunos, como mostramos no esquema a seguir: 

Somente quando novos conhecimentos se relacionam aos subsunçores ocorre a absorção conceitual de um conteúdo e a expansão do conhecimento prévio. Do contrário, há apenas uma absorção literal, ou seja, a memorização das palavras e frases. 

Isso quer dizer que a aprendizagem significativa é superior à aprendizagem mecânica? Não exatamente. Na concepção de Ausubel, a aprendizagem mecânica é necessária quando não há um conhecimento prévio ao qual novos conceitos poderão ser ancorados.

 

Levando esse conceito para a prática…

Talvez você esteja se perguntando: como tornar a aprendizagem mais significativa? Existem três fatores que podem facilitar a implantação desse modelo educacional:

  • Conheça seu público-alvo para tentar estabelecer uma base de conhecimento prévio comum ao qual os novos conteúdos serão ancorados;
  • Defina uma ordem lógica e progressiva para o seu conteúdo;
  • Estimule a percepção de semelhanças e diferenças entre os conceitos já aprendidos e os novos.

Quando usada corretamente, a aprendizagem significativa é uma excelente ferramenta para aprofundar a absorção de conteúdo e romper com o modelo tradicional de memorização e reprodução mecânica do conhecimento transmitido. É importante notar também que a aprendizagem significativa não é um modelo pedagógico fechado em si e pode ser usada em conjunto com outras ferramentas educacionais, como a Taxonomia de Bloom, para alcançar uma aquisição de conhecimento ainda mais robusta.